Agora é a hora de se preparar

Agora é a hora de se preparar

Agora é a hora de se preparar e garantir o alimento do rebanho pelos próximos meses. O alimento de boa qualidade e com custo baixo pode ser produzido dentro da sua própria propriedade. Pois agora está mais do que na hora de começar planejar e por em prática as operações necessárias para a produção de volumoso. Sabemos que não dá para produzir capim do dia para a noite, entretanto iniciar a preparação de um pasto é possível e pode ser uma alternativa para produzir volumoso de qualidade e na quantidade que o rebanho irá precisar. Mas, sem sombra de dúvidas, o produtor precisa começar agora por em prática alguma das possíveis estratégias de produção de volumoso.

Confira na integra a live da Brasil Rural sobre o tema “como ter volumoso o ano inteiro” https://youtu.be/T--17_EQ5v4https://youtu.be/T--17_EQ5v4

Como ter volumoso o ano inteiro para os animais

Alimento volumoso na dieta de bovinos

O alimento volumoso é todo aquele cujo teor de fibra é elevado, superior a 18% na matéria seca, como é o caso dos capins, silagens, fenos, palhadas e restos de culturas. Muitos produtores pensam que apenas o capim verdinho vai alimentar o gado, porém as forrageiras podem ser oferecidas ao gado de diversas formas, por exemplo feno, silagem de capim, feno em pé e capineira.

Confira na integra a live da Brasil Rural “Milho e capim: vantagens e cuidados com o consórcio” colocar o link https://youtu.be/H3EQXwfra6k

Milho e capim: cuidados e vantagens com o consórcio

e assista também, “gado na palhada de milho com braquiária” https://youtu.be/JgVInMN6ojk

Produzir volumoso estratégico

Produzir volumoso estratégico é a melhor maneira de se preparar desde os meses de chuva para ter alimento para o gado nos meses de seca. A estratégia pode ser preparar e vedar um ou mais pastos para serem liberados aos animais nos meses de menor oferta de alimento ou conservar o excesso de forragem do período de chuva para a utilização no período de seca.

Outra possibilidade à disposição dos produtores rurais é o plantio de forrageiras de inverno, o consórcio gramínea e leguminosa, o plantio e cuidado de forrageiras para o corte, e até mesmo a conservação de forrageira na forma de silagem. Pois, todas as ações são boas estratégias muito boas para garantir a oferta de volumoso o ano todo.

A escolha da forma em que você produzirá volumoso deve ser a mais adequada para a sua propriedade, recursos e mão de obra disponível. A necessidade animal por volumoso constitui 60% ou mais da dieta, por isso, agora é a hora de se preparar para garantir o alimento dos animais, de maneira planejada e estratégica.

Vedação ou diferimento de pasto

A vedação ou diferimento de pasto é geralmente feita no final do verão, pois ainda é uma época com chuvas e crescimento vegetativo. A escolha do pasto para o diferimento deve ser feita considerando alguns pontos, como por exemplo ser um pasto de fácil acesso aos animais. Assim como o alimento é importante, um pasto que possua boa disponibilidade de água até mesmo nos meses de seca é essencial.

Leia também “Manejo de altura das pastagens ajuda a mitigar gases de efeito estufa” https://nutrinewsbrasil.com/manejo-de-altura-das-pastagens-ajuda-a-mitigar-gases-de-efeito-estufa/; “Como otimizar a produção animal nas águas com manejo de pastagens?” https://agrorevenda.com.br/como-otimizar-a-producao-animal-na-epoca-das-aguas-com-o-ajuste-do-manejo-de pastagens/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-otimizar-a-producao-animal-na-epoca-das-aguas-com-o-ajuste-do-manejo-de-pastagens

Hanay Doreto Zootecnista e Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus Jaboticabal. É Consultora e Colaboradora da Brasil Rural.

Posts Recentes

Já está saindo?

Aproveite para receber nossas novidades e materiais exclusivos!